Certificações são importantes?

Até que ponto certificações são importantes? ou fazem diferença? você é reconhecido pelo mercado hoje por ser certificado?

Uma coisa certa de se dizer é que não necessariamente ter certificação implica na pessoa saber alguma coisa, principalmente na nossa área. Hoje com a ajuda de programas como Pass4sure, ExamCollection e muitos outros, não é nada difícil qualquer pessoa, sabendo ler um pouco, conseguir um certificado de qualquer empresa de Software ou Hardware.

Então, o que faz os bons profissionais de TI, que estão (de verdade) trabalhando bem, fazendo o trabalho limpinho, tentando ao máximo elevar a qualidade, serem diferentes de outra pessoa que só fazem uma prova, passam e conseguem o certificado? Com certeza algum de vocês vai me dizer uma dessas frases: “Oras, Continue reading Certificações são importantes?

Alguns comandos DBCC (não documentos)

ATENÇÃO: apenas para constar que NÃO me responsabilizo se você testar isso em seu ambiente e apresentar problemas

Vamos pelo básico,,,

Para listar os comandos DBCC: DBCC HELP(‘?’)

Para uma ajuda mais específica sobre um comando: DBCC HELP(‘SQLPERF’)

Bom,,, agora vem a parte divertida,,,

Para exibir os não documentados você precisa habilitar um TRACEON: DBCC TRACEON(2588) — O 2588 é para 2005 e 2008, para 7 e 2000 é 2520

Depois de habilitar o traceon execute um: DBCC HELP(‘?’) WITH NO_INFOMSGS

Agora vem um esquema camarada legal,,, Continue reading Alguns comandos DBCC (não documentos)

Qual tipo de driver de conexão está sendo usado?

Recentemente um cliente me pediu ajuda para identificar um problema bem interessante.

O time de desenvolvimento dele havia instalado uma aplicação ERP em 4 servidores, desses 4 servidores apenas 1 estava apresentando lentidão e as vezes erro enquanto executava qualquer tipo de acesso ao servidor SQL. Ele comentou que já havia pedido ao time de SO reinstalar o Windows mas, mesmo depois de reinstalar não fez nenhuma diferença.

Como teste simples, criei um arquivo de 1GB vazio usando o FSUTIL:

fsutil file createnew c:\teste.txt 1073741824

Copiamos esse arquivo para os 4 servidores, em tempos diferentes e ao mesmo tempo, nos testes não notamos diferenças de tempo entre as cópias.

Continue reading Qual tipo de driver de conexão está sendo usado?

Localizando tabelas não usadas

Este script irá retornar uma lista de tabelas do banco que, desde o último restart do SQL, não tiveram um SELECT executado contra elas. Isto pode ser usado para determinar se a tabela é usada ou não.
ATENÇÃO: As estatísticas do SQL são apagadas toda a vez que o serviço do SQL é reiniciado. Então, não é porque o script esta informando que a tabela não teve uso que ela não é importante, ela apenas não teve uso desde o último restart. Então não saia apagando tabelas ao seu bel prazer, vai que uma delas é usada pelo sistema fiscal apenas a vez por mês e você reinicia o SQL a cada Windows Update, você sempre vai ver essa tabela com esse script.

WITH LastActivity (ObjectID, LastAction) AS
(
SELECT object_id AS TableName,
             last_user_seek as LastAction
     FROM sys.dm_db_index_usage_stats u
WHERE database_id = db_id(db_name())
UNION
SELECT object_id AS TableName,
             last_user_scan as LastAction Continue reading Localizando tabelas não usadas

Por que habilidades de DBA são necessárias?

Este post é de referencia ao T-SQL Tuesday organizado por Paul Randal (Blog | Twitter).

Quando você administra um ambiente com mais de 40 servidores de SQL, 300 bases, de uns 50 clientes diferentes e um monte de aplicação estranha, algum tipo de conhecimento é necessário para manter tudo isso no ar sem um causar problema no outro.

A maior parte dos  nossos clientes não possui nenhum tipo de DBA, muitas vezes nem mesmo um estagiário que faça algum serviço de TI. Muitas dessas empresas apenas tem o consultor da aplicação que foi alguma vez para a empresa fazer a implantação do sistema, passou o telefone do suporte da aplicação e o nosso telefone e disse para o cliente: “Olha, se alguma coisa errada acontecer liga pra esses dois telefones.”

Quando temos algum “consultor” que saiba alguma coisa da parte de banco é incrivel, mas na maior parte desses casos ele não tem como fazer nenhuma modificação pois o código é fechado, basicamente ele aponta pra qual servidor de Continue reading Por que habilidades de DBA são necessárias?