The Current SKU is invalid ?!?! WhataHELL ?!?!

Estou montando um ambiente para fazer uns testes de migração de versão de cluster e me deparei com um erro no mínimo grotesco,,,

Antes de falar do erro, meu ambiente de testes é formado por:

  • 1 Windows Server 2008 Std sem Hyper-V (para AD)
  • 2 Windows Server 2008 Ent sem Hyper-V (para cluster)
  • E duas instâncias do SQL Server 2008 Enterprise. (Não são R2)
  • Nenhum desses ambientes tem SP ou qualquer atualização

1º erro grotesco, alguém já tentou fazer um cluster com o Windows Server 2008 sem Hyper-V ? se sim, já se deparou com um erro informando que as versões do Windows são incompatíveis com o SKU? tem um KB que disponibiliza um path para resolver esse problema…

2º erro grotesco, depois de instalar as 2 instâncias, cada qual em sua maquina, fui fazer o processo de adicionar o segundo nó nesse cluster. Depois de confirmar o serial recebi a seguinte mensagem de erro:

sku

Existe esse KB indicando que esse erro é conhecido e que precisa ser instalado o CU1 do SQL Server 2008.

Mas tem uma forma mais fácil de resolver o problema,,,

Na tela onde você escolhe a licença, coloque a opção de versão Trial, clique em avançar, você vai para a tela de aceitar a licença, clique em voltar e selecione a opção que contém a chave de ativação.

Pronto, sua instalação vai prosseguir sem problemas…

5 Motivos para ir ao SQL Saturday #100

  1. Os tópicos – basicamente dividido em três categorias: BI, DBA e DEV, será como estar em uma banca de pasteis,,, tem pra todo o gosto,,, tópicos interessante sendo apresentados por pessoas que conhecem do assunto,,,, falando do mundo real…
  2. Contatos – vamos aumentar o número de conhecidos no face? – também conhecido como networking,,, prepare uns cartões de visita, tenha uma conta no twitter e não tenha vergonha de falar com as pessoas (isso server mais pra mim, vcs não tem noção do quanto acho complicado lidar com unidades de carbono…)
  3. É barato,,, é de graça !!!  
  4. Mas e se meu chefe não liberar? Ah! É sábado não tem o que ele reclamar,,, Vai ser mais difícil você convencer dona patroa em deixar você ficar um sábado inteiro longe dela em um lugar com um monte de gente esquisita falando sobre SQL do que falar com o chefe…
  5. é o de número 100 e é no Brasil !!!!Vamos lá mostrar que vale a pena promover eventos aqui !!

Já escolhi o que vou assistir,,, espero ver vocês lá…

Quais planos de execução estão na memória?

Em sua maioria, a memória utilizada pelo SQL Server é utilizada para armazenar dados (buffer) e planos de execução (cache de procedure). Nesse post vou mostrar quanta memória está alocada para cache de procedures

O SQL Server armazena o cache usando 8kb por página de dados. Usando a dynamic view sys.dm_os_memory_cache_counters podemos ver um resumo do que está alocado:

SELECT TOP 6
LEFT([name], 20) as [NOME],
LEFT(]TYPE], 20) as [TIPO],
[single_pages_kb] + [multi_pages_kb] as [cache_kb],
[entries_count]
FROM sys.dm_os_memory_cache_counters
order by single_pages_kb + multi_pages_kb DESC

Vou focar nos 3 principais resultados dessa query:

  • CACHESTORE_OBJCP – Esse são planos compilados para stored procedures, triggers e functions
  • CACHESTORE_SQLCP – São os planos que não fazem parte de procedures, functions e triggers, inclui basicamente SQL dinâmico.
  • CACHESTORE_PHDR – Esse é responsável por verificar a sintaxe de views, constrains, também resolve o nome de tabelas e colunas

Você pode monitorar o numero de páginas no cache usando o Performance Monitor usando SQLServer:Plan Cache que armazena os contadores de Páginas de Cache. SQL Plans (CACHESTORE_SQLCP), Object Plans (CACHESTORE_OBJCP) e Bound Trees (CACHESTORE_PHDR).

Nos podemos ver individualmente as entradas no cache usando a dynamic view sys.dm_exec_cached_plans

SELECT usercounts, cacheobjtype, objtype, plan_handle
FROM sys.dm_exec_cached_plans

A query lista os planos de execução mais utilizados. Ela inclui os planos para stored procedures, adhoc ou SQL dinâmico, triggers, views. Se você quiser ver o SQL associado ao plano (que no final das contas é o que realmente queremos) será necessário usar o sys.dm_exec_sql_text:

SELECT TOP 100
objtype,
p.size_in_bytes
LEFT(., 150) as [SQL]
from sys.dm_exec_cached_plans p
outer apply sys.dm_exec_sql_text (p.plan_handle) sql
order by usercount desc