Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um pouco da história antes….
Dia 08/12/2011 choveu muito aqui em sampa,,, tivemos problemas com a elétrica aqui no prédio, ocasionando diversas quedas de energia,,,
Tenho instalado no desktop um SQL Server 2008 R2 Express, onde tenho algumas bases para testes,, até ai nenhuma novidade,,,
Quando cheguei no dia seguinte (09/12/2011) percebi que um sistema que uso para testar algumas bases não estava funcionando,,, a mensagem era simples: “Não consigo acessar o SQL”
Tentei iniciar o serviço do SQL e, claro, não consegui,,, Acessei os eventos do sistema e achei a seguinte mensagem:
Interessante,,, o transaction log do model foi corrompido… isso é legal…
Iniciei o SQL em modo de segurança e rodei um DBCC CHECKDB, não fez diferença…
Como a base Model não é uma das bases mais vitais do SQL e eu não tenho backup dela,,, fui no diretório de Templates e copiei a base de lá para o diretório onde estava a base de “produção”. Iniciei o SQL e ele carregou sem problemas….
Lembrando que, não é porque existem outras bases de sistema por aqui que você pode sobre-escrever a Master ou a MSDB…
Aí vem uma pergunta,,, por que o SQL não subiu com a base em suspect ou offiline? ou qualquer outro aviso? simples… a base Model, por mais simples que seja serve como base para criar o TempDB,,, sem ela,, o SQL não consegue criar o mínimo para o TempDB… eu consegui iniciar o SQL em modo de segurança porque usei a traceflag 3609 onde ele não recriou o tempdb…
Excelente dica.
Valeu!
me salvou, obrigado!
Já tinha tentado de tudo que é parametro pra restaurar a model